Sono dos 12-24 meses

Esta é uma fase de grandes mudanças na vida do bebé. O sono é uma função biológica sensível, quero com sito dizer que tudo o que fazemos influencia o sono. Aliás, todos nós já percebemos isso. Neste período da vida a criança aprende duas das funções mais importantes, a marcha e a linguagem. É também uma fase de desenvolvimento da personalidade, uma fase de grandes mudanças emocionais.

Nem todas as crianças são sensíveis ao sono, algumas têm mais dificuldades do que outras e é importante perceber e aceitar que o nosso bebé precisa de ajuda.

Nesta altura surgem as maiores dificuldades com o sono. Acho que a maior parte dos meninos que acompanho se localizam nesta faixa etária.

A regularidade das rotinas, rotinas adaptadas á criança e à família são muito importantes para ajudar na regulação do sono.
A resistência ao sono é um problema frequente, geralmente ou porque o ritmo da criança está desfasado do ritmo da família e a criança está a adormecer já demasiado cansada. Há também outros motivos para a resistência ao sono, como por exemplo, a criança precisar de tempo de transição para o sono e esse tempo não lhe estar a ser oferecido.

Os despertares noturnos são também um dos problemas mais frequentes nesta faixa etária. Daria um livro descrever todos os motivos pelos quais o bebé desperta. O mais importante a reter é que acordar de noite é normal, todos acordamos durante a noite, claro que é preciso perceber quantas vezes acorda o bebé, e é preciso perceber e avaliar os motivos daquele bebé em particular e trabalhar isso com a família. É um trabalho de equipa.

Nesta altura, é normal que as crianças passem fases piores, no entanto, se existirem dificuldades prolongadas com o sono já será importante uma avaliação para perceber o que está a criança a precisar para dormir melhor.

error: Content is protected !!