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Ruídos para o sono (white noises). Sim ou não?

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O que é o Ruido Branco (White Noise)? Muitos pais usam os ruídos em aplicações para auxiliar no sono. Mas auxilia mesmo? Mas faz mal?

Vamos esclarecer.

 

Em termos técnicos o ruído branco é um som consistente em todas as frequências audíveis. Esta consistência cria um efeito de bloqueio sobre outros ruídos (o ranger do chão, o ladrar do cão, alguma coisa que cai ao chão, etc). Significa que, sob o efeito destes sons ficamos menos atentos a outros ruídos.

A utilização de ruídos brancos durante o sono está associada a menor tempo para adormecer e a um aumento do tempo de sono, conseguido através do isolamento dos ruídos.

 

A maior parte das pessoas utilizam o ruído branco em aplicações do telemóvel, eletrodomésticos (secador de cabelo, por exemplo) ou equipamentos de bebé (ursinhos ou mobiles, por exemplo).

 

Quais são as vantagens?

  • Ajuda o bebé a “desligar” o cérebro, permite que fique menos atento a estímulos externos. Cria uma espécie de embalo cerebral
  • Torna o processo de adormecer mais rápido
  • Isola os ruídos externos o que pode ser benéfico em crianças que acordam com facilidade com alguns barulhos ou quando estão a a dormir em ambientes pouco propícios ao sono

 

Quais as desvantagens?

  • A utilização excessiva de white noises pode gerar dependência do som para dormir, causando dificuldade para dormir sem o ruído.
  • O som pode estar acima do limite de ruído recomendado para um bebé. Em 2014, a Academia Americana de Pediatria avaliou 14 equipamentos de ruído branco e concluiu que todos (sim, todos) emitiam ruído acima do limite recomendado para bebés que são os 50 decibéis.
  • Ainda sem total certeza com os estudos atuais mas a utilização excessiva e prolongada de ruídos brancos para o sono parece estar associada a maior probabilidade de problemas na audição, bem como aumento do risco de problemas na fala e na linguagem.

 

Concluindo:

A utilização de ruídos brancos pode ter vantagens em alguns casos e em situações pontuais. Desaconselha-se a utilização por rotina e prolongada de ruídos durante o sono. A utilizar, recomenda-se que nunca sejam ultrapassados os 50 decibéis e que a distância mínima do bebé seja de 2 metros.

 

 

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