Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Hora de deitar

By

Muitas são as vezes em que me perguntam: “Mas qual é a hora ideal para deitar um bebé?”.

Isto dá pano para mangas e, na verdade, não há uma resposta única.

É comum vermos na internet, em livros, que a melhor hora para deitar um bebé é cedo, muito cedo. E se eu vos disser que não é bem assim?

Todos temos um perfil biológico, uma preferência inata. Podemos ser mais matutinos – gostar de acordar cedo e deitar cedo (Eu!) ou preferir deitar mais tarde e acordar mais tarde. De acordo com o que sabemos sobre ritmos, todos dormimos melhor e funcionamos melhor no nosso horário preferêncial. O grande problema dos noctívagos é que não há muitos empregos a entrar às 11h da manhã.

Nas crianças também existe esta tendência, que, obviamente, pode ser reforçada ou condicionada pelos horários dos pais/familiares.

Então, por volta dos 3 meses, os bebés começam a mostrar um padrão, um ritmo diurno diferente do noturno. Isso vai mostrar-nos algumas coisas importantes. Eu posso ter um bebé que acorda mais tarde de manha, após as 9h, por exemplo e que está mais ativo durante a tarde. Este bebé não será, muito provavelmente para deitar às 19h ou às 20h.

Por outro lado, posso ter um bebé que acorda muito cedo, 6h30/7h e que neste horário está pronto para começar o dia. Então, será um bebé que vai entrar em modo noturno mais cedo.

O problema das crianças mais noctívagas é quando têm que ir para a creche ou, mais tarde, quando têm que ir para escola. Estes horários podem ter que ser modificados com ajuda da cronoterapia (é uma alteração de ritmo biológico gradual e controlada).

Podem também existir ritmos desajustados, bebés que só iniciam sono noturno mesmo muito tarde, por exemplo, após as 2h00. Esses casos devem ser avaliados e corrigidos para que a criança entre num horário mais ajustado.

Em crianças mais crescidas, a partir dos 2 anos, a literatura já é mais consensual nos benefícios de deitar mais cedo.

Resumindo, ideias importantes sobre este assunto:

  • Não há um horário padrão igual para todos os bebés
  • A hora de deitar para sono noturno depende do ritmo de cada bebé
  • Podem existir ritmos disfuncionais que devem ser avaliados e trabalhados por um profissional de saúde com a valência de sono
  • Ter um horário regular de deitar, seja ele mais cedo ou um pouco mais tarde, de acordo com a criança, é importante para a qualidade do sono

You may also like

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!
Don`t copy text!